quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ficha de Leitura

Referente ao Artigo


AMBIENTES DE COMUNICAÇÃO SÍNCRONA NA WEB COMO RECURSO DE APOIO À APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

Luísa Miranda
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal


Paulo Dias
Universidade do Minho, Portugal

Breve Resumo

Esta comunicação apresenta um estudo relacionado com a utilização de ambientes web como ferramenta de aprendizagem e a natureza das interacções suportadas por redes síncronas e assíncronas.

 
Citações mais importantes
“ Alguns educadores consideram que os ambientes online, quando bem desenhados, podem ser particularmente adequados à aprendizagem interactiva, discursiva e situada, funcionando como suportes sócio-cognitivos da aprendizagem (Lapadat, 2002)”.

“ Os ambientes suportados por redes de comunicação síncrona funcionam como ambientes virtuais baseados em texto, apelativos por imersão dos alunos na conversação, enquanto que os ambientesgo suportados por redes de comunicação assíncrona, são tipicamente menos envolventes, focando-se mais na conversação reflexiva do que na imersão (Jonassen & Carr, 2002)”.

“ No chat, como um meio de comunicação síncrona, toda a comunicação é gerada em tempo real, atributo que o transforma num ambiente com grande amplitude de diálogo e deste modo com muitas semelhanças com o discurso falado. Atendendo a estas características particulares, o chat é um ambiente convidativo a uma maior informalidade, apresentando condições para que o fluxo dos diálogos ocorra com uma naturalidade próxima da linguagem falada”.

Comentário pessoal


O artigo refere a utilização de três aspectos importantes no processo de Aprendizagem online: A comunicação, Interacção e Motivação.
Desse estudo fica evidente a importância da comunicação síncrona e assíncrona no processo de aprendizagem pois utilizando as várias ferramentas como chats, fóruns, gera-se um clima social semelhante aos de uma sala de aula tradicional o que afasta um pouco a sensação de isolamento e solidão.
No que concerne à motivação viu-se que pelos diálogos mantidos entres os participantes todos se mostraram interessados, dinâmicos e o nível de motivação responde significativamente pelo grau de satisfação e envolvimento.
Quanto ao desempenho da maioria deles, todas as evidências apontam para um aumento significativo no rendimento e desenvolvimento da aprendizagem colaborativa.

Bibliografia


Miranda, L., & Dias, P. (2003). Ambientes de comunicação Síncrona na Web como recurso de apoio à aprendizagem de alunos do Ensino Superior. pp. 239-250.

Sem comentários:

Enviar um comentário