domingo, 27 de maio de 2012

Motivação


MotivoRazão, aquilo que nos leva a fazer algo, justifica o nosso comportamento, explicação ou justificativa.

No processo ensino/aprendizagem, sabe-se, com todas as evidências, que a motivação é um fator chave para explicar o nível de desempenho, da produtividade de todos os intervenientes, nomeadamente o professor e o aluno.

Em contexto escolar o nível de motivação está relacionado com o grau de satisfação e o envolvimento com que são executados as tarefas. O professor tem um papel fundamental nesse estágio pois utilizando umas metodologias e recursos adequados pode ser responsável por impulsionar o aluno a desenvolver o interesse na aprendizagem dos conteúdos. De igual modo, da parte do professor, ao produzir esse efeito, também se sente motivado a desenvolver o seu trabalho

Um aluno motivado possui maiores argumentos para enfrentar, minimizar e superar dificuldades que possam surgir no decorrer do seu percurso acadêmico.

O novo dicionário Aurelio da Língua Portuguesa define motivação como “o conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo”. Motivar é uma combinação da expressão “motivo-em-ação”. Ela é a personificação de uma meta pela qual se luta, a busca de alguma coisa considerada desejável e válida.

Piramide de Maslow

 O psicólogo Abraham Maslow (1908-1970) desenvolveu dentro de sua Teoria da Motivação, uma hierarquia das necessidades que os homens buscam satisfazer.
Pirâmide das necessidades de Maslow
O modelo de Maslow sugere que as pessoas têm um conjunto de cinco categorias de necessidades que ele organizou por prioridade: fisiológicas, de segurança, sociais, estimam e de realização pessoal. Quando um nível de necessidades for satisfeito, passa-se automaticamente ao próximo.


 

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