Motivo
– Razão, aquilo que nos leva a
fazer algo, justifica o nosso comportamento, explicação ou justificativa.
No
processo ensino/aprendizagem, sabe-se, com todas as evidências, que a motivação
é um fator chave para explicar o nível de desempenho, da produtividade de
todos os intervenientes, nomeadamente o professor e o aluno.
Em
contexto escolar o nível de motivação está relacionado com o grau de satisfação
e o envolvimento com que são executados as tarefas. O professor tem um papel
fundamental nesse estágio pois utilizando umas metodologias e recursos
adequados pode ser responsável por impulsionar o aluno a desenvolver o
interesse na aprendizagem dos conteúdos. De igual modo, da parte
do professor, ao produzir esse efeito, também se sente
motivado a desenvolver o seu trabalho
Um
aluno motivado possui maiores argumentos para enfrentar, minimizar e superar
dificuldades que possam surgir no decorrer do seu percurso acadêmico.
O
novo dicionário Aurelio da Língua Portuguesa define motivação como “o conjunto
de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica,
intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um
indivíduo”. Motivar é uma combinação da expressão “motivo-em-ação”. Ela é a
personificação de uma meta pela qual se luta, a busca de alguma coisa
considerada desejável e válida.
Piramide de Maslow
O psicólogo Abraham Maslow (1908-1970) desenvolveu
dentro de sua Teoria da Motivação, uma hierarquia das necessidades que os
homens buscam satisfazer.
Pirâmide das necessidades de Maslow
O modelo de Maslow sugere que as pessoas têm
um conjunto de cinco categorias de necessidades que ele organizou por
prioridade: fisiológicas, de segurança, sociais, estimam e de realização
pessoal. Quando um nível de necessidades for satisfeito, passa-se automaticamente
ao próximo.
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