terça-feira, 5 de junho de 2012

Auto-regulação e Metacognição


Considerar o aluno como um agente passivo na educação está a ficar cada vez mais distante da realidade atual.

Os alunos praticantes da aprendizagem auto-regulada, caracterizam-se como aprendizes ativos e dinâmicos que conseguem gerir, de uma forma eficaz, o seu processo de aprendizagem sem perder a motivação  e praticando a metacognição, ou seja, exercendo de uma forma autônoma um controle sobre a cognição.

A importância da metacognição e a sua aplicabilidade na educação, está relacionado com o conhecimento, controle e monitorização no que as pessoas são capazes de realizar relativamente à sua própria cognição.

Paris e Winograd (1990, apud Silva e Sá, 1997:24) oferecem dois significados: a auto-apreciação cognitiva que se refere às reflexões pessoais sobre os conhecimentos, competências cognitivas, fatores da tarefa e estratégias para realizá-las e a autoconstrução cognitiva ou a metacognição em ação que são as reflexões pessoais acerca da organização e planificação da acção, antes do início da tarefa, nos ajustamentos feitos enquanto ela se realiza, e nas revisões necessárias à verificação dos resultados obtidos, ou seja, o conhecimento metacognitivo possibilita a consciência dos processos envolvidos na aprendizagem do próprio aluno.


Bibliografia

Freire, L. G. (31 de Julho de 2009). Auto-regulação da aprendizagem. Ciências & Cognição, 14 (2), pp. 276-286. acedido a 03 de Jnho de 2012 em http://www.cienciasecognicao.org/
Sousa, P. M. (2006). Aprendizagem Auto-Regulada no contexto escolar: Uma Abordagem Motivacional. Acedido a 02 de Junho de 2012 em http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0295.pdf


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