Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934) propuseram as
teorias clássicas construtivistas do desenvolvimento cognitivo, embora muitas
vezes em comparação, os conceitos diferem significativamente.
A teoria de Vygotsky, apoia-se na conceção de um sujeito interativo
que elabora seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo
outro. O conhecimento tem génese nas relações sociais, sendo produzido na intersubjetividade
e marcado por condições culturais, sociais e históricas. Na sua ópica o
processo ensino-aprendizagem inclui aquele que aprende, aquele que ensina e a
relação entre eles. Ele explica esta conexão entre desenvolvimento e
aprendizagem através da zona de desenvolvimento proximal (distância entre os
níveis de desenvolvimento potencial e nível de desenvolvimento real), um
“espaço dinâmico” entre os problemas que uma criança pode resolver sozinha
(nível de desenvolvimento real) e os que deverá resolver com a ajuda de outro
sujeito mais capaz no momento, para em seguida, chegar a dominá-los por si
mesma (nível de desenvolvimento potencial).
Piaget sustentava que o desenvolvimento cognitivo é uma progressão
contínua de assimilação e acomodação e que esses processos complementares levam
à adaptação. O conhecimento é construído progressivamente por meio de uma sequência
de comportamentos ou operações mentais, o que Piaget denominadas esquemas.
Piaget propôs que as crianças desenvolvem representações mentais do mundo com
base nas ações físicas ou mentais, que são executadas no ambiente.
Vygotsky valoriza o
trabalho coletivo, cooperativo, ao contrário de Piaget, que considera a criança
como construtora de seu conhecimento de forma individual.
No seguimento relacionado com os processos de aprendizagem
e de desenvolvimento cognitivo, ambos os psicólogos tem opiniões diferentes. Piaget defende que é o desenvolvimento
progressivo das estruturas intelectuais que nos tornam capazes de aprender e para
Vygotsky, a aprendizagem tem um papel fundamental para o desenvolvimento do saber,
do conhecimento.
Sites para consulta: http://pt.scribd.com/doc/13401568/Piaget-Versus-Vygotsky
http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/teoriaspiagetvygostsky.htm
http://www.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm
Sites para consulta: http://pt.scribd.com/doc/13401568/Piaget-Versus-Vygotsky
http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/teoriaspiagetvygostsky.htm
http://www.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário