terça-feira, 5 de junho de 2012

Piaget e Vygotsky - Diferenças e semelhanças



Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934) propuseram as teorias clássicas construtivistas do desenvolvimento cognitivo, embora muitas vezes em comparação, os conceitos diferem significativamente.

A teoria de Vygotsky, apoia-se na conceção de um sujeito interativo que elabora seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro. O conhecimento tem génese nas relações sociais, sendo produzido na intersubjetividade e marcado por condições culturais, sociais e históricas. Na sua ópica o processo ensino-aprendizagem inclui aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre eles. Ele explica esta conexão entre desenvolvimento e aprendizagem através da zona de desenvolvimento proximal (distância entre os níveis de desenvolvimento potencial e nível de desenvolvimento real), um “espaço dinâmico” entre os problemas que uma criança pode resolver sozinha (nível de desenvolvimento real) e os que deverá resolver com a ajuda de outro sujeito mais capaz no momento, para em seguida, chegar a dominá-los por si mesma (nível de desenvolvimento potencial).

Piaget sustentava que o desenvolvimento cognitivo é uma progressão contínua de assimilação e acomodação e que esses processos complementares levam à adaptação. O conhecimento é construído progressivamente por meio de uma sequência de comportamentos ou operações mentais, o que Piaget denominadas esquemas. Piaget propôs que as crianças desenvolvem representações mentais do mundo com base nas ações físicas ou mentais, que são executadas no ambiente.

Vygotsky valoriza o trabalho coletivo, cooperativo, ao contrário de Piaget, que considera a criança como construtora de seu conhecimento de forma individual.

No seguimento relacionado com os processos de aprendizagem e de desenvolvimento cognitivo, ambos os psicólogos tem opiniões diferentes. Piaget defende que é o desenvolvimento progressivo das estruturas intelectuais que nos tornam capazes de aprender e para Vygotsky, a aprendizagem tem um papel fundamental para o desenvolvimento do saber, do conhecimento.

Sites para consulta: http://pt.scribd.com/doc/13401568/Piaget-Versus-Vygotsky
http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/teoriaspiagetvygostsky.htm
http://www.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário