quarta-feira, 6 de junho de 2012

Proposta de curso on-line


1.      Temática

Curso de Informática básica (na óptica do utilizador) para portadores de deficiência visual

Na era em que vivemos atualmente, possuímos inúmeras ofertas de acesso, armazenamento e transmissão de informações. Neste sentido, seria lógico e desejável que todos tivessem acesso às informações de uma forma fácil e direta. Contudo uma boa parte da população, por possuir limitações físicas (nesse caso a visual) ainda não conseguiram ter entrada naquela que é chamada de ” sociedade digital”.

2.     Descrição geral do curso on-line

Esse projecto vem no sentido de criar um curso e-learning de informática destinado a portadores de deficiência visual, em que utilizando softwares apropriados, seriam disponibilizados materiais didáticos on-line e todos os conteúdos seriam adaptados de forma adequada de modo a possibilitar a execução facilitada das mais variadas tarefas, desde o processamento de texto, folha de cálculo, correio electrónico, utilização da Internet, entre outras.

Sendo Cabo Verde um país composto por 10 ilhas, esse curso administrado no modelo e-learning possibilitaria a participação de pessoas com deficiência visual das diversas ilhas e além de abrir novos horizontes de conhecimento, permitiria desenvolver atividades ligados à informática quer como ferramenta de produtividade pessoal ou realizar/melhorar a sua actividade profissional utilizando esses recursos.



3.     Objetivos

Os objetivos gerais visa privilegiar a inclusão social, proporcionar uma melhor qualidade de vida, aumentar a participação dos cidadãos na tomada de decisões, a liberdade de expressão e todos os direitos democráticos de intervenção.

Pretende-se também dar a conhecer aos formandos as potencialidades de um conjunto de soluções informáticas, conhecimentos tecnológicos e acesso à Internet, dotando-os de competências básicas para o seu manuseamento.

No final da formação cada aluno terá que estar habilitado a executar tarefas relacionadas com os objetivos de cada unidade modular.

Objetivos específicos:

·         Conhecer as funcionalidades do programa leitor de tela

·         Utilizar o Leitor de telas, para ouvir tudo o que está sendo mostrado na tela, conforme navega pelo sistema.

·         Saber digitar e formatar textos

·         Trabalhar com imagens e tabelas num documento

·         Conhecer e utilizar sistemas operativos em ambiente gráfico Windows;

·         Organizar e personalizar a área de trabalho.

·         Saber criar e gerir pastas e ficheiros

·         Construir e formatar planilhas

·         Utilizar fórmulas para automatizar os cálculos

·         Criar gráficos ilustrativos

·         Utilizar e dominar os procedimentos de pesquisa racional e metódica na Internet;

·         Conhecer e dominar os conceitos de utilização da Internet em segurança;

·         Utilizar e dominar os procedimentos de operação do Ms Outlook para correio

·         Electrónico.


4.     Avaliação

A avaliação será realizada, ao longo das 80 horas disponibilizadas para o curso, utilizando actividades diversas, como:

·        Participação nas aulas

·        Realização dos trabalhos propostos em cada módulo principal do conteúdo programático;

·         Avaliações formativas efectuadas no final de cada módulo através da participação em fóruns, wikis e pelo feedback dado pelo formador

·         Avaliação formativa através da realização de um teste prático



5.     Fundamentação Teórico-Prática

Com o desenvolvimento tecnológico, aumentou o acesso aos meios de informação e comunicação tendo como importante auxiliar a diversidade de recursos disponíveis. O curso proposto, visa permitir aliar à prática pedagógica centrada no estudante, ao uso de tecnologias, utilizando métodos didácticos adequados com vista a responder às necessidades globais dos alunos, sem contudo deixar de levar em conta as suas necessidades especiais.

O curso irá ser administrado no modelo e-learnig, utilizando uma plataforma Moodle gerido por uma escola de informática, tendo em conta as características do e-learning, esta formação permitirá a todos os participantes, adquirir competências pessoais e profissionais de uma forma ativa, dinâmica e flexível numa situação de ensino não presencial.

6.     Métodos de ensino

O modelo de aprendizagem, adoptado para esse curso, será o socio-construtivista que assenta na aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.

O que se pretende neste curso é estimular a dinâmica colaborativa, tirando partido do fato de todos os participantes estarem inseridos num “meio” onde partilham as mesmas dificuldades, necessidades e anseios. Neste sentido as atividades síncronas e assíncronas vão permitir o desenvolvimento de processos colaborativos essenciais nas aprendizagens efetuadas em comunidades online, promovendo a interatividade e consequentemente o envolvimento do aprendente em todo o processo.

A utilização do ambiente virtual de aprendizagem, permitirá um conjunto de interações mais próximas entre formador e formando, possibilitando um rápido feedback sobre as atividades realizadas.

Um dos aspetos importantes a trabalhar será a motivação, que é considerado o impulsor da aprendizagem. Acredito que num primeiro momento, o aspeto motivacional encontra-se presente, pois isso, resulta da necessidade pessoal de cada um dos participantes (hierarquia das necessidades da pirâmide de Maslow), mas que deve ser cultivada face aos possíveis obstáculos que possam surgir devido a algumas dificuldades previstas ao longo do curso.

Em função das várias tarefas que serão propostas ao longo do curso, será possível ao formando efetuar uma autorregulação da aprendizagem, tendo em conta que terá a perceção em vários momentos do curso, através da sua dinâmica e participação, quer a nível individual, quer a nível coletivo.

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