1.
Temática
Curso de Informática básica (na óptica do utilizador) para portadores
de deficiência visual
Na era em que vivemos atualmente, possuímos inúmeras ofertas de
acesso, armazenamento e transmissão de informações. Neste sentido, seria lógico
e desejável que todos tivessem acesso às informações de uma forma fácil e direta. Contudo uma
boa parte da população, por possuir limitações físicas (nesse caso a visual) ainda
não conseguiram ter entrada naquela que é chamada de ” sociedade digital”.
2.
Descrição geral do curso on-line
Esse projecto vem no sentido de criar um curso e-learning de informática
destinado a portadores de deficiência visual, em que utilizando softwares
apropriados, seriam disponibilizados materiais didáticos on-line e todos os conteúdos
seriam adaptados de forma adequada de modo a possibilitar a execução facilitada das
mais variadas tarefas, desde o processamento de texto, folha de cálculo,
correio electrónico, utilização da Internet, entre outras.
Sendo Cabo Verde um país composto por 10 ilhas, esse curso
administrado no modelo e-learning possibilitaria a participação de pessoas com
deficiência visual das diversas ilhas e além de abrir novos horizontes de
conhecimento, permitiria desenvolver atividades ligados à informática quer
como ferramenta de produtividade pessoal ou realizar/melhorar a sua actividade profissional
utilizando esses recursos.
3.
Objetivos
Os objetivos gerais visa privilegiar a inclusão social,
proporcionar uma melhor qualidade de vida, aumentar a participação dos cidadãos
na tomada de decisões, a liberdade de expressão e todos os direitos
democráticos de intervenção.
Pretende-se também dar a conhecer aos formandos as potencialidades
de um conjunto de soluções informáticas, conhecimentos tecnológicos e acesso à Internet,
dotando-os de competências básicas para o seu manuseamento.
No final da formação cada aluno terá que estar habilitado a
executar tarefas relacionadas com os objetivos de cada unidade modular.
Objetivos
específicos:
·
Conhecer as
funcionalidades do programa leitor de tela
·
Utilizar o
Leitor de telas, para ouvir tudo o que está sendo mostrado na tela, conforme
navega pelo sistema.
·
Saber digitar e
formatar textos
·
Trabalhar com
imagens e tabelas num documento
·
Conhecer e
utilizar sistemas operativos em ambiente gráfico Windows;
·
Organizar e
personalizar a área de trabalho.
·
Saber criar e gerir
pastas e ficheiros
·
Construir e
formatar planilhas
·
Utilizar fórmulas
para automatizar os cálculos
·
Criar gráficos ilustrativos
·
Utilizar e
dominar os procedimentos de pesquisa racional e metódica na Internet;
·
Conhecer e
dominar os conceitos de utilização da Internet em segurança;
·
Utilizar e
dominar os procedimentos de operação do Ms Outlook para correio
·
Electrónico.
4.
Avaliação
A avaliação será realizada, ao longo das 80 horas disponibilizadas para o curso, utilizando actividades diversas, como:
·
Participação nas
aulas
· Realização dos
trabalhos propostos em cada módulo principal do conteúdo programático;
·
Avaliações formativas
efectuadas no final de cada módulo através da participação em fóruns, wikis e pelo
feedback dado pelo formador
·
Avaliação
formativa através da realização de um teste prático
5.
Fundamentação Teórico-Prática
Com o desenvolvimento tecnológico, aumentou o acesso aos meios de informação
e comunicação tendo como importante auxiliar a diversidade de recursos disponíveis. O curso proposto, visa permitir aliar à prática pedagógica centrada
no estudante, ao uso de tecnologias, utilizando métodos didácticos adequados
com vista a responder às necessidades globais dos alunos, sem contudo deixar de levar
em conta as suas necessidades especiais.
O curso irá ser administrado no modelo e-learnig, utilizando uma
plataforma Moodle gerido por uma escola de informática, tendo em conta as características do e-learning, esta formação permitirá a
todos os participantes, adquirir competências pessoais e profissionais de uma
forma ativa, dinâmica e flexível numa situação de ensino não presencial.
6.
Métodos de ensino
O modelo de aprendizagem, adoptado para esse curso, será o
socio-construtivista que assenta na aquisição de conhecimentos pela interação do
sujeito com o meio.
O que se pretende
neste curso é estimular a dinâmica colaborativa, tirando partido do fato de
todos os participantes estarem inseridos num “meio” onde partilham as mesmas
dificuldades, necessidades e anseios. Neste sentido as atividades síncronas e
assíncronas vão permitir o desenvolvimento de processos colaborativos essenciais
nas aprendizagens efetuadas em comunidades online, promovendo a
interatividade e consequentemente o envolvimento do aprendente em todo o
processo.
A utilização do
ambiente virtual de aprendizagem, permitirá um conjunto de interações mais próximas entre formador e formando,
possibilitando um rápido feedback sobre as atividades realizadas.
Um dos aspetos importantes a trabalhar será a motivação, que é considerado o impulsor
da aprendizagem. Acredito que num primeiro momento, o aspeto motivacional encontra-se presente, pois isso, resulta da necessidade pessoal de cada um dos participantes
(hierarquia das necessidades da pirâmide de Maslow), mas que deve ser cultivada
face aos possíveis obstáculos que possam surgir devido a algumas dificuldades previstas
ao longo do curso.
Em função das várias tarefas que serão propostas ao longo do curso, será
possível ao formando efetuar uma autorregulação da aprendizagem, tendo em conta
que terá a perceção em vários momentos do curso, através da sua dinâmica e
participação, quer a nível individual, quer a nível coletivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário