No decorrer destas semanas, pouco a pouco,
fui identificando alguns aspectos relacionados com as teorias da aprendizagem
os quais faziam e continuam a fazer parte da minha rotina de trabalho mas que eram imperceptíveis devido
a falta de reflexão sobre o tema.
Conceitos como a auto-regulação,
motivação, metacognição, entre outros, desconhecidos até então, fizeram-me
compreender que o papel do professor não é apenas o de um mero transmissor de
conhecimento, mas que podemos fazer sempre mais e melhor para facilitar e estimular o
desenvolvimento psicológico dos nossos alunos, no processo ensino-aprendizagem .
Por ter um percurso académico direcionado
para a área científico-tecnológica, confesso que senti algumas dificuldades em adaptar-me aos conteúdos dessa unidade curricular, bem como, às metodologias de
trabalho.
Aos poucos, com as ideias apreendidas e outras produzidas através de pesquisas, ganhei novas perspetivas se foram abrindo sobre os diferentes assuntos, o que me possibilitou a realização das tarefas e a participação nas actividades propostas.
Aos poucos, com as ideias apreendidas e outras produzidas através de pesquisas, ganhei novas perspetivas se foram abrindo sobre os diferentes assuntos, o que me possibilitou a realização das tarefas e a participação nas actividades propostas.
Apesar de tudo, a minha conclusão final
recai sobre a importância e o entusiasmo que o portfólio assumiu durante essa
fase do mestrado, operando como um espaço de reflexão intrínseca, proporcionando o acompanhamento
passo-a-passo dos conteúdos e permitindo, ao mesmo, tempo efectuar uma avaliação constante da minha
aprendizagem. Espero ter oportunidade de pôr em prática todos esses conhecimentos
adquiridos em prol do melhoramento da minha atividade profissional.
Sem comentários:
Enviar um comentário