quarta-feira, 6 de junho de 2012

Considerações finais


No decorrer destas semanas, pouco a pouco, fui identificando alguns aspectos relacionados com as teorias da aprendizagem os quais faziam e continuam a fazer parte da minha rotina de trabalho mas que eram imperceptíveis devido a falta de reflexão sobre o tema.

Conceitos como a auto-regulação, motivação, metacognição, entre outros, desconhecidos até então, fizeram-me compreender que o papel do professor não é apenas o de um mero transmissor de conhecimento, mas que podemos fazer sempre mais e melhor para facilitar  e estimular o desenvolvimento psicológico dos nossos alunos, no processo ensino-aprendizagem .

Por ter um percurso académico direcionado para a área científico-tecnológica, confesso que senti algumas dificuldades em adaptar-me aos conteúdos dessa unidade curricular, bem como, às metodologias de trabalho.

Aos poucos, com as ideias apreendidas e outras produzidas através de pesquisas, ganhei novas perspetivas se foram abrindo sobre os diferentes assuntos, o que me possibilitou a realização das tarefas e a participação nas actividades propostas.

Apesar de tudo, a minha conclusão final recai sobre a importância e o entusiasmo que o portfólio assumiu durante essa fase do mestrado, operando como um espaço de reflexão intrínseca, proporcionando o acompanhamento passo-a-passo dos conteúdos e permitindo, ao mesmo, tempo efectuar uma avaliação constante da minha aprendizagem. Espero ter oportunidade de pôr em prática todos esses conhecimentos adquiridos em prol do melhoramento da minha atividade profissional.

Sem comentários:

Enviar um comentário